12 de novembro de 2013

Helal Linux 4.0

A distro é bem interessante para quem busca algo diferente do Ubuntu, mas que ao mesmo tempo mantém uma simpatia com o Ubuntu. Helal Linux possui o Unity instalado que, apesar da polêmica inicial, já é uma interface consolidada e agradável de se usar. Com um tema característico e uma central de configurações reformuladas, a Helal é uma boa opção para usuários iniciantes.

O Ubuntu é uma das distros Linux mais famosas, senão a mais famosa. Começou singela, como todas as outras distros, mas foi, ao longo do tempo, adicionando recursos e definindo uma identidade própria. Hoje o Ubuntu conta com uma interface diferente do habitual e com cores características da distro que pouco mudam ao longo do tempo.

Apesar de o Ubuntu ser uma distro que agrada a muitos, o tema para alguns usuários e para outros não usuários deixa a desejar. Claro, o Ubuntu é baseado no Gnome e é possível personalizar. No entanto, o Gnome 3 fica mais difícil para usuários menos experientes e está muito longe do que havia no Gnome 2. Se você gosta do Ubuntu, mas enjoou da interface ou gostaria de algo mais elegante, você acaba de encontrar.

Helal Linux é uma distribuição totalmente baseada no Ubuntu, mas que traz alguns diferenciais que a tornam especial. Começando pelo tema com tons em cinza e visual um pouco mais clean, o deixam com um visual elegante. Também possui uma central de controle própria, além de outras tantas ferramentas personalizadas.


Características

Helal Linux é uma distribuição baseada no Ubuntu, cujo objetivo principal é fornecer um sistema com interface moderna e visual "cool" para atrair um público mais jovem, tudo num estável sistema operacional Linux, configurado para uso e com muito software pré-instalado.

Essa distro possui seu próprio repositório e programas únicos desenvolvidos para essa distribuição. Tudo é bastante personalizado, com o intuito de construir uma identidade para a Helal Linux. A equipe que a desenvolve produz as próprias correções, inclusive de erros que às vezes ocorrem no Ubuntu.
O objetivo é entregar aos usuários uma distribuição Linux fácil e pronta para usar logo após a instalação. E, porque não, bonita de se ter. Percebe-se que o visual foi construído com carinho e atenção pelos desenvolvedores, assim como as ferramentas únicas que são um diferencial dessa distribuição Linux.

Helal é uma distribuição Linux gratuita, e também um software opensource. O projeto começou na República Árabe da Síria em 2010 por um garoto de 12 anos chamado de Hanny M. Sabbagh (que agora possui 15) e com o tempo mais pessoas investiram no seu desenvolvimento.

Hoje a distro conta com um painel de controle remodelado, com ícones das opções bem dispostos e visualmente bem organizados para facilitar aos novos usuários. Também conta com um gravador da área de trabalho próprio para gravação de vídeos para tutoriais e um encurtador de URL.


Sua loja de aplicativos não é a do Ubuntu. Mas diferente de um simples gerenciador de pacotes/programas, conta com uma estrutura semelhante a uma loja. No entanto, existe uma peculiaridade em relação a essa distro que pode incomodar alguns usuários.

A cada 30 minutos, a distro emite através das notificações pop-up transparente uma propaganda. São propagandas em inglês ou em idioma árabe. Essa foi uma forma desenvolvida pelos criadores da distro para ajudar a manter o desenvolvimento.

De fato, as notificações não chegam a incomodar, aparecendo por um breve período a cada 30 minutos e você pode deixá-las funcionando para colaborar com o projeto, se você gostou do trabalho desenvolvido. As notificações são facilmente desabilitadas com uma ferramenta disponível no menu.
A palavra "Helal" é uma palavra árabe que significa "crescente" e literalmente traduzida do árabe para Inglês. Esse sentido compreende bem a filosofia da distro que sempre tenta incorporar algo novo a cada atualização, fazendo jus ao "crescente" do significado do nome.

A distro conta com a interface nascida no Ubuntu, o Unity que é bastante prática nos monitores widescreen atuais. Mas também é possível habilitar a interface Gnome 3, sendo até uma oportunidade de testar esse gerenciador de janelas caso você não tenha tido a oportunidade.

Roda em X11/Gnome

Baixar aqui 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário