18 de fevereiro de 2011

Kubuntu 10.10

Com todas as facilidades oferecidas pelo Ubuntu e o belo e totalmente personalizável ambiente gráfico KDE, o Kubuntu é uma das distribuições mais baixadas atualmente. Isso mostra que cada vez mais usuários estão se rendendo aos encantos e facilidades que o Linux pode oferecer.

O sistema operacional do pinguim há muito tempo deixou de ser o SO dos experts em computadores. E as facilidades que as distribuições Ubuntu e Kubuntu trazem a cada versão lançada mostram porque a migração para o Linux deixou de ser um problema para muitos usuários. Confira abaixo algumas ferramentas e funcionalidades que o Kubuntu 10.04 traz para você.

O que é o Kubuntu?

Basicamente, o Kubuntu mantém todas essas boas características do Ubuntu original, mas ao mesmo tempo, possui um visual mais incrementado de efeitos especiais, principalmente pela utilização do KDE 4. Não que o Gnome não seja atraente visualmente, entretanto, é possível notar que a interface do KDE ainda é mais repleta de recursos.

Conseqüentemente, os aplicativos desenvolvidos para o KDE, como o Kaffeine (player multimedia), K3B (gravador de Cds/DVds), possuem um desempenho maior no Kubuntu do que no Ubuntu. Logo, o Kubuntu é recomendado para usuários que utilizam e aprovam o Ubuntu, mas que possuem o KDE como ambiente gráfico preferido.


A instalação

Já na instalação é possível notar que a nova versão do Kubuntu está bem diferente e mais moderna se comparada com as versões anteriores. O processo para instalar o sistema operacional é muito parecido com o do Ubuntu. A única diferença, da verdade, está na interface exibida durante as configurações.

Aplicativos padrão da distribuição

Player de vídeo e multimídia

Como player de vídeo padrão o Kubuntu traz o Dragon Player. Com uma interface bastante limpa e fácil de usar, esse player roda vídeos nos mais diversos formatos e suporta legendas sem problema algum.

Para reprodução de músicas, o SO com interface KDE opta por um dos softwares mais aplaudidos da categoria “Aplicação Multimídia Áudio”, o Amarok. Além de reproduzir músicas como um Player de áudio comum, o programa também busca informações extras da faixa em execução.

Navegador

O Konqueror é o responsável pela navegação do usuário na rede mundial de computadores. Navegação por abas, divisão da tela em várias janelas e configuração de atalhos são só algumas das características desse software de código aberto.

Mensageiro instantâneo

Para conversar com seus amigos, o ambiente KDE traz como programa padrão o Kopete. O aplicativo permite que você utilize o programa em múltiplos protocolos de chat, tais como ICQ, Jabber, AIM, Yahoo, e é claro, o próprio MSN. No total, o programa apresenta suporte a 13 diferentes serviços.

Cliente para redes sociais

Uma característica bem interessante do Kubuntu é o fato de o cliente padrão para redes sociais é, na verdade, um widget. Já na primeira execução do sistema é possível acessar e configurar a ferramenta para receber as mensagens do Twitter, por exemplo, uma vez que ela está presente na Área de trabalho.

Painéis, widgets, personalização

Como já é de se esperar, o Kubuntu possui uma interface totalmente configurável. Além de permitir que o usuário deixe o sistema com a cara que quiser, os efeitos especiais dão um toque todo especial às janelas e Barras de ferramentas.

Para quem gosta de enfeitar a Área de trabalho com widgets, o Kubuntu é um prato cheio. Isso porque o sistema conta com uma variedade muito grande de mini-aplicativos para você ficar por dentro das notícias e previsão do tempo, por exemplo.

Além disso, é possível inserir painéis em todos os quatro cantos da tela, todas elas totalmente configuráveis. Isso facilita muito na organização das janelas abertas. Ter mais de uma Área de trabalho também é uma mão na roda para quem precisa executar diversos aplicativos ao mesmo tempo.

Kubuntu 10.10

Download


Fonte: http://www.turbogratis.com/download/kubuntu-10-10-linux.htm#ixzz1EMZdtNEj

Nenhum comentário:

Postar um comentário