Big Linux é uma distribuição brasileira Linux baseada nas distros Kurumin, Ubuntu, Knoppix e Kanotix. Seus principais destaques são a qualidade de sua interface e o fato de todo o sistema estar no idioma português do Brasil. Ela funciona por Live CD, sendo possível instalá-la no HD.
Linux para Brasileiros
O principal diferencial de Big Linux perante às demais distribuições Linux existentes no mundo Software Livre é o uso do idioma português como padrão. Isso permite que usuários do nosso país que não possuam familiaridade com o Inglês sintam-se à vontade com todo o sistema.
Além disso, alguns manuais de uso do Big Linux foram disponibilizados no próprio sistema, os quais podem ser acessados através do Konqueror, navegador Web e de arquivos oficial do KDE.
Sistema pronto para uso
A imagem padrão do Big Linux acompanha acessórios importantíssimos para que você já possa desfrutar do sistema automaticamente. Isso não acontece no Ubuntu, visto que é necessário instalar e configurar plugins de forma manual.
Por exemplo, ao abrir o Firefox (3.0), o flash já está instalado no computador. O mesmo vale para arquivos MP3, os quais podem ser executados automaticamente sem a necessidade de um plugin adicional para isto.
Além disso, as ferramentas software livre mais conhecidas (Gimp, OpenOffice, Firefox, Amarok, etc.) estão presentes no Big Linux para uso imediato.
Apesar e sua qualidade gráfica, o sistema não exige uma máquina super potente, mas apenas 256 MB de memória RAM, o que permite que atualmente qualquer máquina rode Big Linux.
Escolha de Temas
Um grande atrativo desta distribuição é a possibilidade de escolha entre oito temas distintos já na tela de boot do liveCD, sendo que cada um deles possui características próprias. Antes de escolher um tema em definitivo, é possível visualizar uma prévia de cada um deles.
Fácil Instalação de Programas
Para todos que já estão acostumados com o Ubuntu, Debian ou Kurumin, o modo de instalação do programa continua o mesmo. Portanto, para instalar uma nova ferramenta de maneira simples, basta usar o Sinaptic ou o comando APT-GET.
Imagem
Big Linux 4.2, 3.0 out of 5 based on 2 ratings
Fonte: http://www.turbogratis.com/download/big-linux-4-2.htm#ixzz1EMWPigp7
Nenhum comentário:
Postar um comentário