8 de maio de 2020

Sparky Linux 2020.05

O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores antigos e novos com desktops personalizados do Enlightenment e LXDE. Foi construído no ramo “testing” do Debian.





sparky linux 2020 05 lancado com o kernel 5 6 7 e mais - Como esconder o menu de inicialização do Grub 
Sparky Linux 2020.05 lançado com o Kernel 5.6.7 e mais

Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling release (de lançamentos contínuos) da distribuição, o SparkyLinux 2020.05.

Novidades do SparkyLinux 2020.05

SparkyLinux 2020.05 vem com uma série de mudanças importantes e uma das mais notáveis ​​é a atualização para o kernel Linux 5.6.7. Os repositórios instáveis ​​Sparky vêm com o kernel Linux 5.6.10 e 5.7-rc4.

Além disso, existem melhorias nos sistemas UEFI com o Secure Boot.
A equipe de desenvolvedores em um registro de alterações explica que:
“Adicionado suporte adicional à instalação do Sparky em máquinas UEFI com Secure Boot: o sistema ativo deve ser iniciado com o Secure Boot desativado como antes; mas após a instalação, o Secure Boot pode ser ativado; ambos os instaladores: Calamares e Sparky’s Advanced fornecem suporte para essa instalação.”
Obviamente, existem várias outras correções, inclusive para o Xfce, além de novos pacotes para todas as imagens ISO, como pulseaudio-module-bluetooth e fuse3, em vez do fusível.
As atualizações de aplicativos também foram incluídas, portanto, o novo instantâneo vem com o LibreOffice 6.4.1.2, Firefox 75, Thunderbird 68.7.0 e Python 3.8 prontos para uso.

Outra mudança notável diz respeito à atualização da lista de pacotes, com a equipe explicando o seguinte:
“[Desativamos] a atualização da lista de pacotes durante a instalação do Sparky via Calamares; mesmo que você instale o Sparky com conexão ativa à Internet, o servidor Debian ou Sparky pode ser temporariamente desligado, para que possa interromper a instalação.”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 2020.05

Como de costume, você pode atualizar facilmente seu sistema a partir da GUI Sparky Upgrade ou apenas usando o seguinte comando:

sparky-upgrade
 
Se você usa o apt para esse tipo de trabalho, a atualização se resume apenas aos comandos abaixo:

wget -O - https://repo.sparkylinux.org/sparky.gpg.key | sudo apt-key add -
 
Em seguida, atualize suas instalações com o segundo conjunto de comandos.

sudo apt update

sudo apt full-upgrade
 
Se você é novo no SparkyLinux ou deseja implantar o sistema operacional em novos computadores, pode fazer o download da versão SparkyLinux 2020.03 com as edições Xfce, MATE, LXQt, Openbox ou CLI (modo de texto) agora no site oficial.

A imagem ISO do SparkyLinux 2020.05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário