8 de maio de 2020

Endless OS 3.8

O Endless OS é um sistema operacional baseado em Linux que oferece uma experiência de usuário minimalista e simplificada, usando um ambiente de desktop GNOME 3 personalizado. Ele vem pré instalado nos computadores Endless (modelos Mini e One).

endless os 3 8 lancado com o gnome 3 36 kernel 5 4 e mais - Endless OS 3.8 lançado com o GNOME 3.36, Kernel 5.4 e mais 
Endless OS 3.8 lançado com o GNOME 3.36, Kernel 5.4 e mais

Essa distribuição é um sistema Linux fácil de usar, onde é possível encontrar rapidamente aplicativos ao seu gosto. Os aplicativos são distribuídos como pacotes separados no formato Flatpak.

A distribuição não usa gerenciadores de pacotes tradicionais. Em vez disso, é oferecido um sistema básico minimamente atualizável que funciona no modo somente leitura e é formado usando as ferramentas OSTree (a imagem do sistema é atualizada atomicamente a partir de um armazenamento semelhante ao Git) .

Os desenvolvedores do Fedora recentemente tentaram repetir idéias idênticas ao Endless OS como parte do projeto Silverblue para criar uma versão atualizada do Fedora Workstation.

O Endless OS é uma das distribuições que promovem a inovação entre os sistemas Linux personalizados, e o ambiente de trabalho no Endless OS é baseado no fork do GNOME significativamente redesenhado.

Ao mesmo tempo, os desenvolvedores do Endless participam ativamente do desenvolvimento de projetos de baixo para cima e compartilham suas experiências com eles.

Por exemplo, na versão GTK+ 3.22, os desenvolvedores do Endless prepararam cerca de 9,8% de todas as alterações, e o Endless Mobile, que supervisiona o projeto, está no conselho de supervisão da Fundação GNOME, junto com a FSF, Debian, Google, Linux Foundation, Red Hat e SUSE.

Agora, uma nova versão do sistema foi lançada (Endless OS 3.8) e vem com atualizações para o ambiente de desktop, Kernel, e também vem com novas imagens para uso em máquinas virtuais.

Novidades do Endless OS 3.8

Nesta nova versão do sistema, a maioria das alterações introduzidas se concentra na atualização dos diferentes componentes do sistema, como o ambiente de desktop que foi atualizado para o GNOME 3.36 e, com ele, muitos dos aplicativos no ambiente também foram atualizados.

Para esta nova versão (mutter, gnome-settings-daemon, nautilus, etc), além de alterar o design do protetor de tela, o menu do usuário em que um botão parecia estar no modo de suspensão foi reorganizado, a navegação simplificada foi introduzida na seção de configurações e muito mais.

Além disso, no estágio de configuração inicial, foi adicionada a capacidade de ativar o sistema de controle dos pais, o que permite restringir o acesso do usuário a determinados aplicativos.
 
Também podemos encontrar as novas versões do kernel Linux 5.4, o ambiente do sistema atualizado para systemd 244, PulseAudio 13, Mesa 19.3.3, driver NVIDIA 440.64, VirtualBox Guest Utils 6.1.4, GRUB 2.04, Chromium 80.0.3987.163 com novas correções para o navegador da web incorporado Endless, etc.

Outra mudança introduzida nesta nova versão do Endless OS 3.8 é a formação de imagens no formato OVF para lançamento em ambientes virtuais com o VirtualBox ou VMWare Player.

Agora estamos produzindo imagens prontas para uso que podem ser importadas diretamente para qualquer software de máquina virtual que suporte arquivos OVF (por exemplo, VirtualBox ou VMWare Player) e máquinas virtuais de 64 bits.
Essas imagens estarão disponíveis para download na guia Testar ou instalar no seu computador na seção Downloads do site.
Por fim, também é mencionado que vários bugs de suporte de hardware foram corrigidos para esta versão, foi melhorado e expandindo a compatibilidade de hardware do Endless OS.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Endless OS 3.8

Para aqueles que estão interessados ​​em poder baixar esta nova versão da distribuição, instalá-la ou testá-la em uma máquina virtual, a imagem ISO do Endless OS 3.8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário