3 de agosto de 2010

Saiba como criar sua própria distribuição linux em minutos!



Existem diversas distribuições linux disponíveis para todos os gostos, desde as direcionadas ao usuário final, como também as direcionada à servidores. Sempre que precisamos apresentar o linux para um amigo que nunca utilizou este SO ficamos na dúvida: Qual a melhor distribuição para apresentar, qual a mais adequada? O Ubuntu é por enquanto o mais indicado, atualmente é a distribuição que mais tem atraído os usuários com pouco conhecimento em linux.
Mas se mesmo assim você quiser criar sua própria distribuição linux? Definindo-a apenas com recursos básicos ou softwares específicos? O SUSE possui um projeto chamado SuseStudio onde você pode criar seu linux facilmente e após finalizado e devidamente testado é possível compartilhar os arquivos para download e instalação em seu computador, incrível não?
A grande vantagem é que você pode criar um perfil de distribuição ao seu gosto, como por exemplo um linux apenas para servidor web, para multimídia, estação de trabalho ou também escolher especificamente cada aplicativo que irá compor esta distribuição linux.
Para isso basta acessar o site http://susestudio.com, criar sua conta gratuitamente, após este procedimento aguarde o e-mail de confirmação para podermos iniciar a criação de nossa distribuição. Siga os passos abaixo e clique nas imagens para ampliar.
Confirmado o registro e efetuado o login você será redirecionado para a tela onde deverá escolher um “Template” da sua instalação, neste momento você irá determinar a característica básica do seu linux, configurando se será uma distribuição multimídia ou servidor, se utilizará o ambiente gráfico Gnome ou Kde, etc. Após terminado este processo clique em “Create Appliance”

Na próxima tela informaremos o nome de nossa distribuição, em seguida clique em “Switch to the Software tab to continue »”

Nesta tela você irá adicionar softwares que não estão contidos na sua instalação, eu selecionei a opção “Recomended”, que irá incluir os aplicativos mais comuns, terminada a seleção clique na aba “Configurations”

Na aba “Configurations” estaremos ajustando configurações de teclado, rede, idioma, imagens de fundo, telas de login, logotipos, etc.

Na aba “Overlay Files” você irá, caso necessário, informar aplicativos que irão substituir alguns informados na configuração inicial.

E por fim, na aba “Build” iremos finalizar nossa distribuição e escolher o formato que queremos: USB, Live CD, VMWare, Virtual Box ou Xen.

Finalizado o procedimento poderesmos testar no próprio navegador nossa distribuição, caso esteja tudo em origem, basta fazer o download e utilizar à vontade!





Nenhum comentário:

Postar um comentário