4 de agosto de 2010

Como instalar Ubuntu 10.04 e Windows 7 em Dual-Boot

Tem o Windows 7 instalado em seu computador e quer ter o novo Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx) sem precisar formatar seu sistema ou utilizar outro computador para isso? Então você está no lugar certo e na hora certa, bom, a única coisa que você precisar para fazer isso é baixar o Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx) e ter uma partição sobrando em seu HD, mas não se preocupe se não tem nada disso que foi citado, vamos passar todos os links para downloads e tutorias para criar partições com o sistema operacional instalado, então leia com atenção para que não tenha problemas futuros.



Necessário



Como foi descrito anteriormente, você vai precisar de uma partição livre em seu HD, ela não poderá ter nenhum dado importante, já que será formatada, caso o seu sistema não tenha partições disponíveis, leia este tutorial, onde você aprende a criar partições com o sistema operacional já instalado no seu computador.



Outro ponto importante, é ter em mãos o CD de instalação do Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx), para isso, acesse este link, baixe o sistema e grave a imagem em um CD.



Instalado Ubuntu com Windows já instalado



Já está com tudo o que é necessário em mãos? Então vamos iniciar:



1- Coloque o sistema de inicialização da placa-mãe do seu computador, para dar o boot pelo CD-ROM ou DVD-ROM, coloque o CD de instalação do Ubuntu 10.04 LTS (Lucid Lynx) no drive e inicie a instalação do sistema.




2- Como você pode notar na imagem acima, já escolhemos o nosso idioma e estamos prestes a clicar em Instalar Ubuntu 10.04 LTS, então faça isto.



3- Em Onde você está?, escolha o seu fuso horário, normalmente, quando escolhemos o idioma, a parte de fuso já vem configurada, mas fique à vontade para escolher da maneira que achar melhor.




4- Agora você pode configurar o Layout do seu Teclado, mas voltamos a acrescentar, se o seu idioma foi escolhido corretamente, o teclado ABNT2 (que tem o ç) já vai estar configurado corretamente, então clique em Avançar.




5- Legal! Você chegou na parte mais crítica da instalação, é aqui que você pode, literalmente, matar o seu Windows 7 ou deixar que ele fique em seu HD juntamente com o Ubuntu, então tome muito cuidado.



Clique em Especificar particionamento manual (avançado) e clique em Avançar.




Pode ser que existam diferenças, já que estamos utilizando uma máquina virtual, entretanto, o processo é o mesmo. Como você pode perceber na imagem abaixo, já deixamos uma partição (Espaço Livre), dentro da nossa virtualização, caso já tenha formatado a partição, segue a dica para os mais leigos: Entre no seu Windows 7 e verifique o tamanho do espaço total, do espaço utilizado e espaço vazio de cada uma das partições, assim você não confunde na hora de escolher a partição para instalar o Ubuntu.



Já que sabemos qual partição está livre para a instalação do Ubuntu, clicamos sobre ela e escolhemos a opção Adicionar, para adicionarmos o Arquivo de troca do Ubuntu (swap).




6- Escolha o tamanho da partição em megabytes na primeira opção e coloque Área de troca (swap) em Usar como:.




Agora clique no espaço que sobrou e escolha a opção Adicionar novamente. Em Tamanho deixe como está (assumindo que queira utilizar todo o resto da partição para a instalação do sistema), em Usar como:, coloque Sistema de arquivos com 'Journaling' ext4, e em Ponto de montagem, coloque uma barra /.





7- Pronto, agora a partição está marcada para a instalação do sistema, então clique em Avançar.




8- Agora configure seu usuário e senha e clique em Avançar novamente.




9- Agora é sua última chance de se arrepender do que fez, leia todas as configurações, verifique se está tudo correto e clique em Instalar.




10- Aguarde até que o sistema termine a instalação.




11- Terminada a instalação, remova todos os discos de instalação, clique em Reiniciar Agora.




Está pronto, na próxima inicialização do sistema, você vai notar que o sistema de boot será gerenciado pelo ubuntu, e o Windows 7 será uma das opções de boot, ou seja, você tem dois sistemas instalados em seu computador, bem LEGAL, né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário